Uma adolescente apaixonada por livros. Aos 13 anos, Lavínia Maria Gualberto dos Santos estudante do 8º ano da Escola Municipal Rita Maria da Silva desenvolveu o gosto pela leitura a partir das ações de incentivo promovidas pela instituição de educação do bairro Parque das Acácias de Betim (MG) que é atendida pelo Programa Rota do Saber. Somente em 2018, Lavínia leu 80 livros e sua paixão vai levá-la a viver uma experiência nova neste mês de outubro de 2018.

Por sua performance escolar vai compor, junto com o colega Felipe Tiago, 10 anos, aluno da Escola Municipal João Batista Machado de Brito do bairro Dom Bosco, e também leitor assíduo, uma das mesas de trabalho da 1ª edição da FLIB – Feira Literária de Betim, ao lado do escritor e artista plástico betinense Walter Lara. "Hoje sou tão apaixonada pela leitura que incentivo todos a minha volta a desenvolverem essa prática também", afirma Lavínia. Os colegas também fazem parte do time de estudantes selecionados para concorrer ao Prêmio Aluno Leitores no dia 29 de outubro durante a Feira: "Fiquei bem eufórica com a notícia de que participarei da mesa de trabalho numa Feira tão importante porque essa não é uma coisa fácil de acontecer. Eu nunca tinha chegado tão longe e estou muito feliz. Meus amigos me parabenizaram muito", diz a jovem que confessa ainda estar pesquisando para saber mais sobre o estilo de escrita do Walter Lara e para saber como se comportar e o que falar com ele. A atividade que Lavínia e Felipe irão participar acontece no dia 27 de outubro às 19h. E o prêmio de leitura no dia 29.

A 1a Feira Literária de Betim acontece de 24 a 30 de outubro de 2018 e faz parte do programa Rota do Saber, trazendo em sua essência a interação entre escola e comunidade e o diálogo da literatura com diversas artes e saberes – ciência, música, teatro, artes visuais, culturas populares e tradicionais –, celebrando encontros e valorizando distintas experiências. Esta é a primeira vez que a cidade de Betim recebe um festival literário. O evento acontece no Monte Carmo Shopping - Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 - Ingá Alto, Betim/MG). A organização do evento estima que mais de 3000 pessoas entre estudantes e público em geral visitem a feira.

"O evento, vai integrar as atividades realizadas desde 2017 pelo Rota do Saber, extrapolando o ambiente da escola como espaço de aprendizado e levando a comunidade betinense as realizações promovidas nestes período. Ao mesmo tempo, o Rota do Saber ao promover a 1ª FLIB traz um convite ao município para um evento agregador, que trabalha a linguagem e sua interfaces, inclusive trazendo uma programação com personalidades de diversos segmentos e regiões do Brasil para um ambiente que promove o debate, a cultura, a história e o desenvolvimento local através da linguagem e suas interfaces", conta Solange Bottaro, do Instituto Ramacrisna, uma das instituições que gere o programa Rota do Saber ao lado da Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria da Educação e da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

A Secretaria de Educação de Betim reforça a importância da iniciativa, uma culminância da Jornada Literária que está no Rota do Saber e que todas as escolas municipais desenvolvem desde 2017 "A Jornada Literária tem proposto reflexões sobre o papel da escola no desenvolvimento da leitura e na formação do leitor. As diversas atividades propostas tem mobilizado profissionais e estudantes com repercussões muito positivas. Nossa meta é que todas as escolas municipais de Betim tenham a leitura e a formação do leitor como objetivo central em seus projetos pedagógicos", reforça Elizabete Aparecida Ribeiro Silva, superintendente do Ensino Fundamental.

Alunos e professores das escolas municipais da cidade se envolveram no projeto que por entender a leitura como primordial, tem como um dos pilares o incentivo para que crianças e adolescentes adotem essa prática. A professora Gislene Damasceno, por exemplo, irá compor a programação juntamente com seus 34 alunos. A professora de português que tem especialidade em teatro, criou uma peça que homenageará a escritora Conceição Evaristo. Para o espetáculo que trata sobre a afrodiversidade a professora selecionou estudantes entre 11 e 15 anos, alunos do 6º ao 9º período da Escola Municipal Vereador Rafael Barbizan do bairro São Salvador, que se destacaram por bom desempenho e desenvolvimento do lado cognitivo. "Na montagem a professora trata sobre a questão da autoestima e do respeito às diferenças sejam elas quais forem", afirma Yuri Coelho, diretor da escola em que Gislene leciona, dizendo da importância do trabalho realizado com os estudantes de empoderamento e autoestima através das técnicas que mesclam linguagem. Além da homenagem a escritora Conceição Evaristo palestrará às 19h da quinta-feira, 25 de outubro, com o tema "Escrevivências: ler, escrever e se ver", a apresentação será mediada por Rosália Diogo (BH).

Durante sete dias Betim viverá a efervescência cultural com palestras, oficinas, narração de histórias, encontros com autores, lançamentos de livros, leituras dramáticas, saraus, feira de livros e a participação de nomes consagrados como Zeca Baleiro(MA) que participa da cerimônia de abertura do evento que acontece dia 24 de outubro, das 18h30 e 21h30. O multifacetado artista, com 20 anos de trajetória, fará um bate papo com o público e apresentará seus projetos ligados à literatura e ao teatro já que tem quatro livros lançados e é autor de duas peças. O encontro com Baleiro será mediado pela jornalista e produtora cultural Daniela Zuppo.

De acordo com a vice-presidente do Ramacrisna Solange Bottaro "esse é um convite a comunidade e, principalmente, aos estudantes para as novas formas de vivenciar Educação e a Cultura, ampliando seu repertório simbólico, inaugurando caminhos de fruição cultural, criando condições para uma interpretação ampliada e crítica do mundo e do tempo em que vivemos e contribuindo para a construção de um mundo mais justo e igualitário." Saraus, palestras e narração de historias também fazem parte da programação dos sete dias de evento.

 

Programação

24 de outubro – Quarta-feira

10h às 12h e 14h as 16h - Intervenção artística no shopping

8h30, 9h30, 14 e 15h - Narração de histórias / visitação escolar

8h30 as 11h - Atividade formativa: Leitura e literatura na adolescência

14h30 - Mesa: leitura e acessibilidade

18h30– Cerimônia de abertura e mesa: Líricas - poesia e música, com Zeca Baleiro

19h00 - 21h30 palestra e autógrafos

25 de outubro – Quinta-feira

8h30, 9h30, 14h e 15h - Narração de histórias / visitação escolar

8h às 11h - Atividade formativa: As brincadeiras na rota do saber

19h - Homenagem e Palestra: "Escrevivências: ler, escrever e se ver", com Conceição Evaristo

26 de outubro – Sexta-feira

10h às 12h e 14h as 16h - Intervenção artística no shopping

8h30, 9h30, 14 e 15h - Narração de histórias / visitação escolar

8h30 as 11h - Atividade formativa: Literatura e teatro na escola

8h30 as 11h - Atividade formativa: Literatura e teatro na escola

14h as 17h -Atividade Formativa: Livros para crianças e jovens

19h00 –Noite cultural Sarau

20h SlamPoetry(Batalha Poética)

27 de outubro – Sábado

Manhã e tarde-Narração de histórias

11h às 13h - Oficina de sensibilização: Desenhar histórias

16h às 19h - Lançamentos de livros

14h - Conversa em Quadrinhos

16h30 - Mesa: A literatura na rota de todos os saberes

19h - Mesa: Homenagem a Walter Lara

20h - Espetáculo musical "Poema noturno", Pedro Morais canta Drummond

Feira de Livros: 10h às 20h e domingo 14h às 20h

Exposição da Jornada literária: 10h às 22h e domingo 14h às 20h

 

Sobre o Rota do Saber

O programa foi criado pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Ele é gerido de forma intersetorial pela empresa, pelo Instituto Ramacrisna e pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria da Educação. O objetivo da iniciativa é promover a melhoria da qualidade do ensino fundamental, ao realizar aqualificação dos educadores, e oferecer conteúdos e atividades direcionadas aos estudantes.Cursos de formação, oficinas e seminários são as ferramentas para engajar educadores, com conteúdosque foram pensados a partir da realidade desses profissionais e das escolas e apresentam práticasinovadoras e reconhecidas. Com duração de 15 meses, o Rota do Saber abrange todas as 69 escolasmunicipais dos 189 bairros da cidade, beneficiando cerca de 1.200 educadores, entre diretores, vice-diretores, pedagogos, professores de 4º e 5º ano e professores de Português e Matemática do 6º ao 9ºano.No total, o programa irá impactar cerca de 30 mil alunos diretamente, além de ações que envolvem toda aescola e que contemplarão aproximadamente 41 mil alunos. Os resultados do programa serãomensurados pelos sistemas de avaliação do Ensino Fundamental, que são: o IDEB do Ministério daEducação (MEC), o PROEB da Secretaria de Estado de Educação, e o Avalia Betim da SecretariaMunicipal de Educação.

SERVIÇO

FLIB – Feira Literária de Betim

Monte Carmo Shopping

Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 - Ingá Alto, Betim/MG

http://www.flibetim.com.br/#home